top of page
Foto do escritorVandinho

Ícone do cinema, vencedor de todos os prêmios e voz de Darth Vader, morre o ator James Earl Jones


Um dos maiores atores afro-americanos dos Estados Unidos, o ator James Earl Jones morreu nesta segunda-feira (9/9), em sua casa, aos 93 anos. Idolatrado por diferentes gerações, o artista tem um trabalho admirável que já lhe rendeu os quatro maiores prêmios do país: Oscar (Cinema), Emmy (TV), Grammy (Música) e Tony (Teatro).


Earl Jones venceu o Tony em 68, como o protagonista da peça “A grande esperança branca”, o que lhe levou a uma indicação para o Oscar em 1970, quando interpretou a mesma história na sua adaptação para as telonas.


O ator nunca recebeu uma estatueta por uma obra específica, mas levou em 2012 o Oscar honorário pela sua carreira e o conjunto de suas atuações. Em 1977, foi premiado com um Grammy pela narração do audiobook “Great American Documents”. Já em 1991, levou dois Emmys por Conflito em Los Angeles e Anjo Maldito. 


Conhecido pela geração mais pop como a voz do personagem Darth Vader, da trilogia Star Wars, e do personagem Musafa, de Rei Leão, Earl Jones também foi marcante para o público brasileiro como o rei Jaffe Joffer, do filme Um Príncipe em Nova York. Inclusive, este foi seu último papel nos cinemas, quando retornou a interpretar o monarca em “Um príncipe em Nova York 2”.

Mesmo com a informação confirmada por seus agentes, a causa da morte não foi divulgada.



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page