• Vandinho

A Escola Municipal Luiz Braga terá seu Ensino Médio estadualizado- Em Porto Alegre


A Escola Municipal Luiz Braga, localizada no Povoado de Porto Alegre, zona rural de Maracás, terá seu Ensino Médio estadualizado. A unidade escolar que oferta o ensino para cerca de 100 alunos será anexada ao Colégio Estadual Edilson Freire.

O NTE 09, órgão da Secretaria Estadual da Educação, junto com a nossa secretária de Educação, professora Adneide Novaes; e a diretora do Colégio Estadual Edilson Freire, professora Alexsandra Aquino já estiveram na unidade escolar para agilizar esse processo.

Na ocasião, dialogaram com a atual gestora da unidade, professora Aliádne Brito, sobre os trâmites administrativos e pedagógicos para a estadualização.


A intenção é começar a oferecer o novo Ensino Médio e/ou a Educação Profissional a partir do próximo ano letivo.

Todos nós sabemos que o Ensino Médio é de competência do Estado e há anos o município tem assumido este segmento na Escola Luiz Braga, que inclusive passa por uma grande obra de requalificação realizada pela Prefeitura.


O plano Municipal de Educação ( Lei 433/2015) prevê este convênio. A partir de 2022 o Estado irá assumir a sua responsabilidade. É bom lembrar que os alunos permanecerão na mesma escola. Estamos felizes com esta conquista, pois os alunos serão beneficiados com políticas públicas educacionais para o Ensino Médio (NEM, SAEB, SABE, Projetos Estruturantes) e terão a possibilidade de cursos profissionalizantes.

27 visualizações0 comentário