• Vandinho

ARTIGO: Homens são vítimas do “golpe da sedução”


Dr. Couto de Novaes

(Advogado, sócio na P&C Advocacia.

WhatsApp: 71 9 9205 4489)


A solidão ou desejo de encontrar sexo casual, tem levado homens por todo o Brasil a se tornarem vítimas do chamado “Golpe da Sedução”. Ocorre assim: O sujeito conhece uma mulher num aplicativo de namoro; conversam por telefone e trocam mensagens; e, depois de algumas horas ou dias, resolvem marcar um encontro, sendo que a mulher insiste que ele vá pegá-la em casa.


Lá chegando, porém, não há mulher alguma, e, sim, uma quadrilha fortemente armada que sequestra o sujeito e o leva para um cativeiro, onde apanhará muito e terá suas contas bancárias esvaziadas.


O sujeito torna-se, então, vítima do crime de extorsão mediante sequestro. No cativeiro, ao longo de horas, sofre os mais diversos tipos de tortura física e psicológica, e os bandidos o obrigam a entregar suas senhas bancárias, suas chaves PIX e a realizar transferências de dinheiro e empréstimos bancários online.


Muitas vezes, não satisfeitos com a tortura e o dinheiro que já conseguiram com o homem, passam, imediatamente, a ligar para as esposas ridicularizando os maridos, e exigindo ainda mais dinheiro para libertá-los.


Há vítimas que tiveram prejuízos de 60 Mil Reais; outras perderam 100 Mil Reais; e até 150 Mil Reais. É importante esclarecer que esse Golpe é praticado por Associações Criminosas altamente especializadas, nas quais cada grupo de membros possui uma função específica dentro do esquema criminoso: as mulheres bonitas têm a função de atrair a vítima na internet; outro grupo tem a tarefa de sequestrar a vítima e administrar o cativeiro; outros comparsas têm a missão de providenciar contas bancárias para receber os valores conseguidos com a extorsão etc.


A sabedoria popular ensina que “canja de galinha e cuidado não faz mal a ninguém”, por isso, a orientação é a de que quando você conhecer alguém por aplicativos ou sites de namoro, prefira sempre encontros presenciais e em lugares públicos, e sempre avisando amigos e familiares do local e horário, evitando levar consigo nessas ocasiões aparelhos celulares com senhas bancárias.


Os elementos que cometem este golpe podem responder pelos crimes de extorsão mediante sequestro e crime de associação criminosa. Protejam-se. E denunciem! Graça e Paz a Todos!!!



21 visualizações0 comentário