• Vandinho

Bahia é o segundo estado com mais crianças mortas pela Covid-19


A Bahia é o segundo estado do Brasil com maior número de crianças mortas pela Covid-19. Só em Salvador, de 90 mil crianças cadastradas ainda não receberam a primeira dose da vacina. E a ocupação dos leitos não para de crescer.


De acordo com os dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), atualmente na 51 leitos de enfermaria pediátrica se encontram ocupados, com taxa de ocupação a 57%; em relação aos leitos de UTIs, a taxa é 82% com 36 leitos ocupados.


Para a médica intensivista pediátrica, Sara Vasconcelos, desde o início da pandemia este é o pior momento para os pacientes pediátricos devido ao aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave.


“Nunca tínhamos visualizado algo do tipo como está acontecendo agora, que é o crescimento em internações de crianças em leitos de UTIs, o quadro desses pacientes vem se agravando.


A maioria está testando positivo para a Covid. Só no Instituto Couto Maia, até a última quarta-feira, chegou a 90% dos leitos UTIs pediátricos ocupados, desses 80% com Covid positivo”, destacou.


A medica ainda ressaltou que a atualização do ciclo de vacinação de pais e/ou responsáveis que convivem diariamente com crianças, se torna um fator importante como meio de evitar a disseminação da doença para o público infantil. Publicação do jornal Tribuna da Bahia

5 visualizações0 comentário