Com o final da temporada 2024, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou nesta terça-feira (10) o ranking para o ano de 2025.
Esta pontuação determinará o posicionamento dos clubes para os critérios de sorteio que serão utilizados em competições como a Copa do Brasil e Copa do Nordeste, além da determinação de quem participa dos grupos de cotas dos dois torneios.
A dupla Ba-Vi apresentou crescimento na classificação geral, fruto de uma temporada de bons resultados dentro de campo em torneios nacionais.
O Bahia é a equipe melhor ranqueada do estado, com 11.387 pontos na 11ª posição. O Esquadrão subiu duas posições e superou Internacional (que caiu uma posição) e América Mineiro (que caiu três).
Já o Vitória subiu cinco posições na 23ª posição, com 6.579 pontos. O Leão assim superou Sport Recife, Coritiba, CRB, Avaí e Vila Nova-GO, ficando atrás do Ceará, que mesmo caindo quatro posições está no 22º lugar.
Outros seis clubes baianos aparecem no ranking: A Juazeirense tem 1.218 pontos, caindo 11 colocações e ficando no 74º lugar. Logo atrás, em 75º, está o Jacuipense com 1.201, caindo sete posições em relação ao ano passado. Ambas as duas equipes disputaram o Brasileirão da Série D deste ano.
Mesmo rebaixado do estadual e sem participar de competições nacionais, o Bahia de Feira aparece na lista com 807 na 93ª posição. O Tremendão caiu 22 lugares e tem próximo a sua posição o Atlético de Alagoinhas, que com 750 pontos está no 97º lugar, 18 posições abaixo do que apresentava em 2023.
Já o Itabuna, que fez boa campanha na Série D deste ano, aparece na tabela com 395 pontos na 134ª posição. O Dragão subiu 104 posições entre os clubes participantes e estreou no ranking. Já o Vitória da Conquista, que amarga anos na segunda divisão estadual, segue em declínio dentro do ranking e caiu 26 posições para aparecer no 224º lugar com 51 pontos.
O Ranking Nacional de Clubes (RNC), criado pela CBF, é um sistema que classifica os clubes participantes das competições nacionais, incluindo as Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O Flamengo lidera a atual edição do ranking, seguido por São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Atlético-MG.
Esse ranking é oficialmente divulgado ao final de cada temporada. É importante ressaltar que, apesar de ser organizado pela CBF, as copas regionais, como a do Nordeste e a Verde, não são incluídas no ranking.
A CBF atribui uma pontuação específica para cada posição em cada competição, sendo que a maior pontuação é concedida ao campeão da Série A e a menor aos times eliminados na fase preliminar da Série D. AratuOn
Comments