top of page
Foto do escritorVandinho

Bira, do PP, é eleito a novo prefeito de Itiruçu/BA


O candidato à sucessão indicado pela prefeita Lorenna Di Gregorio foi eleito prefeito de Itiruçu neste domingo (06) com 41,95%, sendo o total de 3.057. Bira Moraes fez a campanha sem aparecer em entrevistas e sendo alvo de críticas dois adversários, preferiu não devolver e focou nas visitas.


Bira teve como vice-prefeita eleita Veronica Fernandes, que sofreu um pedido de impugnação durante o curso da campanha.


Pela primeira vez a cidade viveu o clima com três candidaturas com estruturas parecidas. O candidato da oposição, Alender Correia, do MDB, acabou ficando em 3º lugar, obtendo 19,58%, sendo o total de 1.427 votos.


Se somarmos os eleitores que não foram votar, anularam ou votaram em branco: 19,93% não escolheram candidato, sendo o total de 1.814 eleitores. Apenas 84,24% foram votar. Foram as urnas 7.667 eleitores. 


Já o candidato apresentado pelo deputado federal Jorge Solla pelo PT, Carlos Martinelli, ficou em segundo lugar, 38,47%, chegando a 2.803 votos. O grupo era formado por ex-aliados de Lorenna, o que levou a polarização na reta final entre o candidato da prefeita.


Votos brancos foram 71 e 198 pessoas votaram anularam o voto. Os dados seguem sendo atualizados pelo TSE, mudaremos assim que finalizar o total apurado.


Um resumo da eleição claro e objetivo foi que, Lorenna Di Gregorio ainda não finalizou seu prestigio no cenário político, e mesmo contra dois adversários combatentes, ex-aliados que saíram de sua gestão atirando criticas, conseguiu eleger seu amigo e ex-secretário da gestão, que inicialmente foi recusado pelo grupo politico, crescendo nas pesquisas desde então.


Outro fato importante na história é que, gostem ou não, Lorenna enfrentou a máquina do estado destinada pelo deputado federal Jorge Solla e pelo governador Jerônimo, que largou com ela uma certa ingratidão por ter sido uma das únicas a acreditar na eleição do petista na região.


Solla por sinal, era ex-aliado político e liderou a criação de um terceiro grupo na cidade com os lorenista dissidentes da gestão, representado por Carlos Martinelli, que mesmo perdendo o pleito, mostrou ter muito prestigio na sociedade local. Lorenna derrotou com o nome de Bira, três ex-prefeitos,  6 vereadores eleitos e o vice-prefeito Júnior Petrúquio.




27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page