• Vandinho

Casa de Oxalá Realiza Kizomba de Pombogira em Maracás - BA.


A Organização Religiosa Casa de Oxalá, Associação liderada por Kauê - Babá Delê realizou na Noite do sábado de Aleluia dia 16 de abril a Terceira Kizomba (festa) a Maria Padilha das Almas, com a presença do Babalorixá André de Oxóssi do Ylê Alaketu Axé Odé Omim Lodô de Brumado- BA, que atualmente segue responsável pelas obrigações da Casa de Oxalá.


A cada ano vem se expandindo esse festejo cultural, que já atrai pessoas de várias cidades como Amargosa, Milagres, Santa Inês, Itiruçu, Brumado, Lajedo do Tabocal, Jequié, Planaltino, Vitória da Conquista, Ubaíra, Iramaia, Triunfo - PE entre outras. A N'zila Maria Padilha Das Almas faz parte das falanges dos Exus das Almas e vem sendo cultuada e procurada por aqueles e aquelas que tem fé, sendo a principal conselheira e doutrinadora do terreiro Casa de Oxalá.


O Culto de Exu brasileiro está no significado de alegria, amor, fortalezas e caminhos abertos, é a entidade mais próxima dos anceios do ser humano, por conta da aproximidade das encarnações recentes. Cultuar Exu dentro de um período de Semana Santa é um ato de resistência em memória as Santas Fogueiras da Inquisição que acontecia na sexta-feira da paixão.


O sábado de aleluia para os cristãos é a festa de comemoração da ressurreição de Cristo, para a gente das Religiões de Matrizes Africanas, dentro do nosso grupo comemoramos a vida e a alegria que os Exus trazem no sábado da aleluia, pois o fogo representa a vida. Temos garantido na Constituição Federal de 1988 o Direito de liberdade de culto e de crença, portanto temos o nosso direito de também manisfestar a nossa maneira de fé no sábado de aleluia.


Kauê - Babá Delê.



277 visualizações0 comentário