CBF pede exclusão do Cerro Porteño por caso de racismo na Libertadores Sub-20
- Vandinho
- 8 de mar.
- 1 min de leitura

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) protocolou, nesta sexta-feira (8), um pedido formal à Conmebol para que o Cerro Porteño, do Paraguai, seja punido e excluído da Libertadores Sub-20.
A medida foi tomada após os jogadores do Palmeiras, Luighi e Figueiredo, serem alvos de racismo por parte da torcida adversária na partida da última quinta-feira (7).
A CBF também enviou a denúncia à Fifa, cobrando acompanhamento do caso e reforçando a necessidade de punições severas. O documento de 29 páginas, elaborado pelas Diretorias Jurídica e de Governança e Conformidade da entidade, enfatiza a necessidade de “tolerância zero contra atos discriminatórios” e defende que a punição não seja apenas jurídica, mas também moral e institucional.
No pedido, a CBF e o Palmeiras argumentam que o protocolo global da Fifa para casos de racismo não foi seguido durante a partida. Desde 2019, o regulamento prevê três etapas para lidar com discriminação em campo: aviso nos alto-falantes do estádio, suspensão temporária do jogo e, se necessário, o encerramento definitivo da partida.
A entidade reforça que o futebol deve ser um espaço de igualdade e respeito e que medidas enérgicas são essenciais para transformar o combate ao racismo em uma realidade concreta. g1

Comentários