Apesar de cada oito em dez candidaturas à prefeitura nos municípios baianos sejam masculinas, o que corresponde a 84%, em cinco cidades baianas a realidade é outra.
Em Itapitanga, Monte Santo, Mortugaba, Muritiba e Várzea Nova todas as candidatas ao Executivo são mulheres. De acordo com levantamento feito pelo jornal Correio com base em dados do TSE, que analisou as estatísticas das eleições de 2024, comparando o perfil das candidaturas com o cruzamento de informações de gênero, cargo e abrangência municipal.
A Bahia registrou esse ano 181 candidaturas femininas para ocupar a principal cadeira na gestão do município (16%). Mesmo com menos dinheiro para fazer campanhas, uma paridade ainda distante, o enfrentamento à violência política e as candidaturas ‘laranjas’ que os partidos tentam usar para burlar as cotas, a presença feminina conseguiu alcançar um salto de 31,9% em 2016 para 33,3% no último pleito. Em 2020, 663 dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros elegeram mulheres.
Na Bahia, o pleito de Muritiba chamou atenção por ter cinco candidatas disputando os votos do eleitorado, ainda que uma delas, tenha sido considerada inapta pelo tribunal. Nas outras cidades, prevaleceram duas mulheres concorrendo. Em todo o estado, mais de 11 milhões de eleitores estão aptos a votar no dia 6 de outubro, mantendo a Bahia na posição de 4º maior colégio eleitoral do Brasil.
O número representa um aumento de 3,5% eleitores, em comparação às eleições municipais de 2020. O eleitorado feminino predomina: 52,43% são do gênero feminino (5.915.845), enquanto 47,57% (5.367.598) é do gênero masculino.
Comments