• Vandinho

Climatologista da Uesb reafirma ciclo intenso de chuvas até início da próxima década - Na Bahia


O geógrafo e pesquisador em Climatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rosalves Lucas Marcelino, informou que as previsões apontam um ciclo intenso de chuvas em toda região até o início da próxima década.


Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que os dados são embasados em projeções matemáticas e padrões de repetição analisados desde 1930. “Até 2030 haverá bem mais La Niñas do que El Niños, o que significa que a quantidade de águas será bem intensa e haverá uma espécie de recuperação hidráulica dos solos e dos lençóis freáticos que estavam em retração”, destacou.


Ele já havia esclarecido o período chuvoso no nordeste em novembro de 2020 (veja aqui). Nessa próxima década, o pesquisador ressaltou que haverá períodos de menor precipitação, porém, no geral, as chuvas serão constantes. “Teremos períodos curtíssimos com temperaturas elevadas e baixa precipitação. Falando matematicamente: 70% desse período de 10 anos será de boas quantidades de chuvas e 30% de período seco”, asseverou.

93 visualizações0 comentário