• Vandinho

‘Dinheiro esquecido’: aposentados vão recuperar desconto do consignado


Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos no consignado também vão poder recuperar o dinheiro por meio do Sistema Valores a Receber.


O Banco Central (BC) criou uma nova ferramenta que vai ajudar as pessoas físicas e jurídicas a saber se elas têm dinheiro para receber de alguma instituição financeira.

É justamente esta ferramenta que também ajudará aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos no consignado. A devolução será feita a partir de 2 de maio deste ano. Esse grupo de pessoas vai receber de volta o dinheiro por meio do Sistema Valores a Receber, do Banco Central.


São recursos que foram descontados em folha de clientes de operações de crédito consignado em bancos ou outras instituições financeiras. Mesmo que tenha ocorrido a portabilidade do crédito para outro banco. Segundo o BC, nessa atual fase do programa, serão devolvidos R$ 4 bilhões.

Como saber se tenho valores a receber?

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;

Digite seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos; caso a resposta seja sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar, pois será neste dia que você deverá retornar ao site do BC.

Mais informações »

34 visualizações0 comentário