A Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia deflagrou, na manhã desta segunda-feira (10), a “Operação Kyrios”, que apura um esquema de sonegação fiscal praticado por um grupo empresarial do setor varejista de ferragens, máquinas e produtos agrícolas.
A ação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. O prejuízo aos cofres públicos ultrapassa R$ 8 milhões em impostos não recolhidos, especialmente ICMS.
Conforme as investigações, o grupo utilizava diversas manobras para sonegar impostos e ocultar patrimônio. Entre as práticas, foram identificadas fraudes tributárias, utilização de "laranjas" nos quadros societários e alteração de domicílio fiscal para endereços inexistentes, promovendo sucessões empresariais fraudulentas.
Essas ações dificultavam a recuperação dos tributos sonegados. Além disso, há indícios de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A Justiça determinou o bloqueio dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas para assegurar a recuperação dos valores sonegados. AratuOn
Comments