Renomada amazona e mulher com mais medalhas olímpicas na história de seu país, a britânica Charlotte Dujardin foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A decisão foi tomada pela Federação Equestre Internacional (FEI), por conta da divulgação de um vídeo em que é vista chicoteando um cavalo durante um adestramento.
Nas imagens, divulgadas por uma emissora britânica, Dujardin aparece usando um chicote 24 vezes em um minuto, enquanto parece se divertir com a situação.
Com 39 anos, a amazona era uma das grandes esperanças do país para os próximos Jogos Olímpicos, com a possibilidade de conquistar sua sétima medalha olímpica.
Sua carreira na disciplina de adestramento, onde cavaleiros e seus cavalos realizam movimentos precisos ao som de música, a elevou ao status de ícone nacional.
Em nota, a atleta pede desculpas sobre a situação e afirma que o afastamento dos Jogos foi tomada por ela, que se diz profundamente envergonhada pelo “mau exemplo”.
“Surgiu um vídeo de quatro anos atrás que me mostra cometendo um erro de julgamento durante uma sessão de coaching.(…) O que aconteceu foi completamente estranho e não reflete a forma como treino os meus cavalos ou treino os meus alunos. No entanto, não há desculpa. Estou profundamente envergonhada e deveria ter dado um exemplo melhor naquele momento”, afirmou no documento.
Também em nota, a FEI confirmou que a suspensão provisória foi tomada pela entidade, e que Dujardin está inelegível para participar de torneios ou qualquer evento sob jurisdição da Federação.
Multimedalhista, Dujardin já foi alvo de outra polêmica em 2019. Em uma prova do Campeonato Europeu, técnicos apontaram que havia sangue no flanco da égua que ela utilizava no torneio. Na ocasião, a britânica pediu desculpas pelo ocorrido e se disse “devastada” com o fato. g1
Komentáře