Após repercussão da cena de um batizado em que um padre dá um puxão em uma bebê, na cidade de São Sebastião do Alto, na região serrana do Rio de Janeiro, a Diocese de Nova Friburgo anunciou o afastamento temporário do pároco, identificado como Ricardo Pinheiro da Silva Schueller. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (29/5).
Conforme comunicado oficial, em nome do Bispo Diocesano D. Luiz Antonio Lopes Ricci, o padre será enviado a um retiro de direção espiritual, com a restrição da celebração pública da missa, limitando-se a celebrar apenas de forma reservada.
O Padre Jandir Pereira Corrêa foi nomeado, de maneira provisória, como administrador da paróquia, mantendo também suas funções como reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição.
O CASO
A situação aconteceu no último sábado (25/5), e tomou notoriedade após a divulgação de vídeos da cerimônia, que mostram o padre Ricardo puxando bruscamente a cabeça da bebê, chamada Jhullie, em direção à pia batismal para concluir o rito. No momento do incidente, a mãe da criança, Juliene, tentava segurá-la enquanto o padre realizava o gesto.
A família registrou um boletim de ocorrência contra o padre e a Polícia Civil do Rio informou, por meio de nota, que já iniciou os depoimentos dos envolvidos.
PADRE PEDE PERDÃO
No último domingo (26), um dia após o ocorrido, o padre Ricardo Pinheiro pediu perdão. O comunicado foi compartilhado no Instagram da Diorcese de Nova Friburgo.
Veja abaixo:
“Caríssimos irmãos! Movido pelo espírito de Concórdia e de paz, quero pedir perdão a todos os que se sentiram entristecidos por minha atitude no dia de ontem, 25/05, na paróquia de São Sebastião. Reconheço minha falta de caridade com a família, a criança e os convidados. Ao término do batismo a família entrou em contato comigo na sacristia. Pude pedir perdão pelo ocorrido, embora não tenha sido intencional. Dom Luiz, nosso bispo, conversou comigo e passou suas orientações e correções. Conto com a compreensão e orações de todos! A vida é um aprendizado e em todas as ocasiões Deus quer nos santificar e nos purificar. O zelo pelos sacramentos deve estar acompanhado pelo espírito da caridade fraterna e solidária. Que Deus nos abençoe! Pe. Ricardo Pinheiro da Silva Schueller, administrador paroquial”.
Comments