ELEIÇÕES NA REGIÃO
Os partidos e federações poderão realizar convenções partidárias até 5 de agosto, para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Em várias cidades da região de Jequié, os partidos vêm apresentando nomes, de possíveis postulantes, ao cargo de prefeitos e vice-prefeitos.
JEQUIÉ
Em Jequié, maior colégio eleitoral da região, o prefeito Zé Cocá (PP) concorrerá à reeleição, ao lado do sobrinho, o empresário Flavinho Santana (União Brasil) como vice. A chapa do atual gestor reúne outros cinco partidos: PDT, PSDB, Republicanos, Cidadania e PRD. Em convenção realizada na noite de quinta-feira (25), o PSD homologou o nome de Alexandre como candidato a prefeito de Jequié, que vai compor a chapa com Reges Silva, do PT, confirmado como vice. A coligação “Pra fazer mais por Jequié” conta ainda com o MDB, PCdoB, PSB, Avante, Podemos e Rede, grupo que, em 2022, deu a vitória a Jerônimo Rodrigues (PT) contra ACM Neto, então apoiado por Zé Cocá.
LAFAIETE COUTINHO
No município a situação ainda está indefinida, duas chapas são cogitadas, o produtor rural Flávio Brandão (Binho) – PP que poderá selar acordo com os grupos do prefeito ( João Véi ) e tudo indica que Dani será o Vice. Na oposição o pré-candidato Orlando Cardoso poderá compor com a esposa do vereador Márcio Caetité, Valéria Lago. O vereador Vaval é outro nome especulado.
IRAJUBA
Candidato a reeleição pelo Avante, o prefeito; Antônio Sampaio deverá ter como vice; Jailsin Figueiredo (Niniu), a convenção acontece dia 03 de agosto, na oposição Esaú do PSD ainda não definiu o vice.
MARACÁS
A terra das flores deverá apresentar três candidaturas: os pré-candidatos até o momento conjecturados são Eliosvaldo Fontes (popular Lió) PDT e vice Zitinho do Maracujá – PSD; o pré-candidato a prefeito Samuel Souza (PL) e a vice Eliene Enfermeira (PL), já Nelson Portela (PT) deverá formar chapa com Jilmazinho da Jequié Som.
APUAREMA
A oposição deverá apresentar o pré-candidato a prefeito professor Roberto Amorim (Betão) que enfrentará o atual prefeito Rogério Costa. O terceiro pré-candidato, o ex-prefeito Washington Novaes, segundo fontes da comunidade não participará do pleito, e o grupo tende apoiar Betão.
PIRAÍ DO NORTE
As eleições de 06 de outubro, será um espécie de repetição, o atual gestor Wilisses Veiga manterá a união com o vice André Gazo pela coligação PT, PV, PC do B, Republicanos e Avante tendo como concorrente pelo PP, MDB, União Brasil, os doutores Fabiano e Junior.
ITAQUARA
Na Toca da Pedra, o atual prefeito Marco Aurélio deverá apresentar como nome principal Géu de Ricaço e a oposição foi aprovada na convenção deste domingo, 28 de julho, o empresário e agricultor Zé Morais com Kássio Assis que atua na área de medicina. Outro aspirante é Anderson Oliveira (PMB) e vice Dr. Celma Peixoto. Engenheira Agrônoma, Licenciada Em Biologia, Mestrado E Doutorado Em Biologia E Agronomia.
ITAGIBÁ
Três grupos deverão disputar os votos dos eleitores: O atual prefeito Marcos Barreto ( PCdoB) e Vice William ( Avante); pela oposição Dalila Aguiar ( PP) sem Vice ainda e o PL que poderá emplacar Flávia da Mata como pré-candidata a prefeita.
AIQUARA
As convenções ainda não aconteceram, porém os especulados são Valéria Ribeiro PP e do outro lado Márcio Meira do PT
ITAGI
Na terra do Rio das Pedras, no domingo dia 04 de agosto os postulantes serão conhecidos, pois apenas uma convenção foi realizada, e os supostos pré-candidatos são Renan PT; Dr. Fábio Avante, Saulo UNB e Tony PCdoB
PLANALTO
As convenções acontecem no dia 04 de agosto envolvendo os partidos PT, PP e MDM. O atual prefeito Cloves e Vanessa concorre à reeleição e deverá enfrentar Dico e Danilo.
LAJEDO DO TABOCAL
Os encontros que definirão os postulantes acontecem nos dias 31 de agosto e 03 de agosto. A oposição deverá apresentar Ednaldo e Zanny para o duelo nas urnas com o prefeito Marquinhos e Flávio.
JITAÚNA
No próximo sábado, dia 03 de agosto, será realizada a convenção partidária que marcará o lançamento das candidaturas de Marcelo Pecorelli (Avante) a prefeito e Daiana Ramos a vice-prefeita de Jitaúna. A oposição deverá apresentar para o embate nas urnas Neto de Clovis (PT).
IPIAÚ
Na noite de sexta-feira, 26, a coligação formada pelos partidos PP, Avante, PT, PCdoB e Partido Verde oficializou a candidatura de Laryssa Dias ao cargo de prefeita de Ipiaú, juntamente com Orlando Santos como candidato a vice-prefeito.
Na noite de sábado, 27 de julho, aconteceu a Convenção Partidária que reuniu membros do União Brasil, PSDB, Cidadania, PL e Republicanos para homologar a candidatura de Alipinho da Doce Mel ao cargo de prefeito de Ipiaú nessas eleições, tendo como vice-prefeito o médico Dr. Leôncio Campos.
ITIRUÇU
A cidade denominada de Morro Grande poderá apresentar vários candidatos. A atual prefeita Lorena de Gregório deverá confirmar na convenção do dia 03 de agosto os nomes dos pré-candidatos a prefeito Bira (Progressistas) e Verônica como vice da União Brasil, vereador Nino Mota também está no páreo. A oposição acredita em Alender Correia (MDB) como cabeça de chapa, podendo formar dupla com vereador Jó de Ju ( PSD) . A convenção é sexta-feira, dia 02. A Chapa do PT, terceira via nas eleições, fechada com o ex-prefeito Carlinhos e o vereador Ezequiel Borges, do Agir oficializará na convenção de domingo, dia 04.
GANDU
Domingo dia 04 de agosto serão definidos os nomes dos pré-candidatos, os nomes mais especulados para a disputa são de Daiana (Avante) apoiada pelo prefeito e na oposição Dr. Orlando Guedes (Solidariedade).
MANOEL VITORINO
Leo da Saúde, um dos vereadores mais votados na última eleição, teve sua pré-candidatura a prefeito homologada. Itelfania Barros foi confirmada como sua vice na chapa. A oposição deve vir com Vinícius Costa e Landinho .
Os brasileiros estão se preparando para a festa da democracia: as eleições municipais que acontecem em outubro. Cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos em 5.569 cidades do país, além de aproximadamente 58 mil vereadores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
E pouco mais da metade desse eleitorado é composto por mulheres: são 81,8 milhões de eleitoras, 52% do total. Neste ano, o calendário retoma o horário de início às 8h, com encerramento às 17h — sempre no horário de Brasília.
Comentarios