A polícia francesa está investigando o Paris Saint-Germain por um possível lobby feito pelo clube junto à revista "France Football" para que Lionel Messi, então jogador do PSG, vencesse a Bola de Ouro de 2021. As informações são de reportagens publicadas pelo "Le Monde" e pelo site "Mediapart".
A investigação policial encontrou mensagens de um ex-diretor do PSG dizendo ao presidente do clube, o catari Nasser Al Khelaifi, que "teria de fazer um lobby" junto ao então presidente da "France Football", Pascal Ferré.
Segundo o "Le Monde" e o "Mediapart", o atual ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, ajudou o PSG não pagar impostos pela contratação do brasileiro Neymar, em 2017. O PSG estreitou seus laços com Pascal Ferré entre 2020 e 2021, quando o jornal "L'Équipe", pertencente ao mesmo grupo da "France Football", apagou uma publicação que informava que Al Khelaifi tinha recebido comissões ilegais em 2011 pela contratação do argentino Javier Pastore.
A compensação a Ferré viria, segundo a reportagem, com ingressos para jogos do PSG, incluindo um a portas fechadas contra o Borussia Dortmund, em 2020, durante a pandemia de Covid-19.
A publicação aponta que estes favores são parte do "lobby" do PSG em favor da vitória de Messi na Bola de Ouro em 2021, quando o argentino trocou o Barcelona pelo time de Paris. Aquela foi a única vez que um jogador venceu a Bola de Ouro representando o PSG. g1
Comments