top of page

Presidente da Petrobras diz que volta da estatal para refinaria de Mataripe é ‘bem real’

Foto do escritor: VandinhoVandinho

A Petrobras planeja voltar a administrar a refinaria de Mataripe, da Acelen, em junho ou julho deste ano.


A afirmação é do presidente da estatal, Jean Paul Prates, que está em viagem nos Estados Unidos. Porém, como afirmou o diretor financeiro Sérgio Caetano Leite ao Broadcast, as negociações ainda devem durar alguns meses.


Desde o fim do ano passado, a Petrobras negocia uma volta à refinaria na Bahia, além da construção de uma biorrefinaria em sociedade com a Acelen.


“As negociações com a Acelen acontecem em duas bandas diferentes, para a refinaria e para biorrefinaria. O processo de volta da Petrobras à refinaria [de Mataripe]é bem real, já a biorrefinaria ainda é um projeto. Mas temos 70 pessoas envolvidas nisso”, declarou Prates.

Ao Aratu On, a Acelen confirmou que as negociações estão em andamento.


Ainda de acordo com Prates, o processo de análise da refinaria de Mataripe está na fase final. “O que toma mais tempo é a parte de biocombustível, por ainda ser um projeto”, comentou.


Ao Broadcast, Caetano Leite disse ainda que há dúvidas sobre o formato dos dois negócios, e que a companhia está estudando qual será o mais lucrativo.


Segundo Leite, pode haver participação direta, abertura de subsidiária específica, criação de uma joint venture, entre outras.


Ele confirmou que a decisão será tomada ainda em 2024, mas que o tempo para fechar o negócio deve ser maior, já que, em 2021, só a venda da refinaria levou 18 meses.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page