
A cantora Preta Gil, de 50 anos, revelou um aspecto íntimo de seu tratamento contra o câncer, diagnosticado em 2023 e que retornou em 2024 com metástases em quatro novos locais. Em entrevista ao Fantástico, a artista contou que precisou passar por uma cirurgia para amputar o reto.
Preta explicou que compartilhar esses detalhes publicamente é uma forma de conscientizar seus seguidores e enfrentar sem constrangimento as transformações que está vivenciando em sua jornada pela cura.
“Em seis meses, quatro tumores cresceram. Não é fácil, mas a gente não tem outra opção a não ser encarar. Tudo nessa doença é um grande tabu. Eu amputei o reto e não posso ter vergonha, porque é a minha realidade”, disse a artista para Maju Coutinho.
A amputação do reto é uma cirurgia complexa que remove o reto e o canal anal, resultando no fechamento permanente do ânus. Após a cirurgia, uma colostomia é realizada para permitir o esvaziamento do intestino.
O procedimento foi realizado por Preta Gil durante a primeira fase de seu tratamento, quando a batalha era contra o câncer no intestino, diagnosticado em 2023. Desde então, a cantora tem se submetido a reabilitação e diversos tratamentos pélvicos.
“No ano passado, em agosto do ano passado, exatamente um ano atrás, eu tirei meu câncer e amputei meu reto. Nesse um ano, venho fazendo reabilitação com tratamento de fisioterapeutas pélvicos, cirurgiões, médicos oncologistas, enfermeiros. E venho me reabilitando. As pessoas acham que eu fiz essa cirurgia agora. Não. Esta cirurgia eu fiz há um ano atrás. Agora, estou em um novo tratamento”, explicou ela.
A artista trata o câncer em quatro lugares, dois linfonodos, uma metástase no peritônio, e um nódulo na ureter.

Comments