top of page

Primeiro eclipse total da lua acontece na próxima sexta-feira(14); confira

  • Foto do escritor: Vandinho
    Vandinho
  • 11 de mar.
  • 2 min de leitura

O primeiro eclipse total da Lua de 2025 acontece na madrugada da próxima sexta-feira (14). Conhecido popularmente como "Lua de Sangue", o fenômeno poderá ser observado em todos os países das Américas do Norte, Central e do Sul, incluindo o Brasil.


Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra, que é dividida em duas partes: a umbra, região completamente escura por não receber luz solar direta, e a penumbra, que ainda recebe alguma iluminação do Sol. No eclipse total, a Terra e a Lua estão alinhadas, e o satélite passa pela umbra.


“Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral, e quando entra na umbra, temos o eclipse parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra, ocorre o eclipse total. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial antes e depois da fase total”, explica a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.


Segundo a especialista, o eclipse total atingirá seu ápice às 3h58 (horário de Brasília), quando a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua. Mesmo nessa fase, o satélite ainda receberá luz solar indiretamente, filtrada pela atmosfera terrestre, o que confere à Lua um aspecto avermelhado – daí o nome "Lua de Sangue".


A observação do fenômeno não exigirá equipamentos especiais, como telescópios, pois será visível a olho nu. Além disso, os observadores poderão olhar diretamente para a Lua, que estará posicionada a oeste, sem riscos para a visão – ao contrário dos eclipses solares.


Para quem não conseguir acompanhar o eclipse presencialmente, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube. Os horários das fases do eclipse são:


Início do Eclipse Penumbral: 0h57min

Início do Eclipse Parcial: 2h10min

Início do Eclipse Total: 3h26min

Máximo do Eclipse Total: 3h59min

Fim do Eclipse Total: 4h31min

Fim do Eclipse Parcial: 5h48min

Fim do Eclipse Penumbral: 7h00min


Exemplos de umbra e penumbra | Divulgação/Observatório Nacional

*Com informações do SBT News



 
 
 

Comments


© 2023 BLOG VANDINHO MARACÁS  •  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

DESENVOLVIDO POR:

bottom of page