Realizada há mais de 200 anos, procissão marítima conduz imagem de Bom Jesus dos Navegantes na galeota, em Salvador/BA
- Vandinho
- 1 de jan.
- 2 min de leitura

Foto: Reprodução Aratu ON
Católicos, marinheiros, pescadores e donos de embarcações se reúnem nesta quarta-feira (1º), primeiro dia do ano, para realizarem a tradicional procissão marítima em honra ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem.
O tradicional festejo, que acontece há mais de 200 anos, reúne uma multidão que se divide entre lanchas e escunas ao decorrer da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, entre o bairro do Comércio até a praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.
A imagem do santo foi conduzida nesta manhã na galeota, tradicional embarcação da irmandade da igreja de Bom Jesus dos Navegantes, por soldados da Marinah e membros da paróquia.
A festividade, um dos atrativos do calendário de festas populares da Bahia, neste ano tem o tema fazendo referência à Campanha da Fraternidade 2025, que destacará a “Fraternidade e Ecologia Integral”.
Neste dia dedicado ao santo, o Cardeal e arcebispo de Salvador, Dom Sergio da Rocha presidiu uma Missa às 8h, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Já a procissão terrestre se iniciou por volta das 10h, saindo da Basílica e seguindo até o píer da Capitania dos Portos, local onde se dará o novo embarque da imagem do Senhor Bom Jesus na Galeota.
Enquanto alguns fiéis estiveram na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia estiverem participando da Missa, aqueles que estiveram na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem também participaram da Celebração Eucarística, às 10h30 (pelo êxito da festa, pela saúde de todos os devotos e benfeitores, também por um ano novo com saúde, paz, amor e união entre as pessoas e por todos os devotos falecidos).
A previsão era de que por volta das 12h a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes chegasse à Ponta do Humaitá e encontrasse, mais uma vez, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Em procissão terrestre, as imagens da Mãe e do Filho serão conduzidas até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, este ano retomando um percurso antigo: Monte Serrat, Rua da Boa Viagem e Rua da Imperatriz até a Igreja. BN

コメント