top of page

Se Trump aumentar as taxas dos produtos brasileiros, Brasil fará o mesmo com os EUA, afirma Lula

  • Foto do escritor: Vandinho
    Vandinho
  • 30 de jan.
  • 2 min de leitura

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil


Se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomar qualquer decisão de aumentar as taxas de importação de produtos brasileiros, o governo federal atuará com reciprocidade e também taxará as exportações norte-americanas. A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (30). 

 

Na entrevista que durou mais de uma hora a diversos veículos de imprensa, o presidente respondeu algumas perguntas a respeito da relação do governo brasileiro com o novo presidente dos Estados Unidos. De acordo com Lula, se houver uma relação de respeito entre os dois governos, para ele “está de bom tamanho”.

 

“Eu quero respeitar os Estados Unidos e quero que o Trump respeite o Brasil. É só isso. Se isso acontecer, está de bom tamanho. Agora, é muito simples: se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil", afirmou.

 

Aos jornalistas, Lula salientou a questão do respeito mútuo como balizador das relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos. 

 

“Da minha parte, o que eu quero é melhorar a relação com os Estados Unidos. Exportar mais, se for necessário. Importar mais, se for necessário. E a gente manter a nossa relação, que é de 200 anos”, disse o presidente na coletiva.

 

Lula afirmou também que não há interesse, no momento, para um encontro entre os dois. O presidente brasileiro disse ainda não se importar com as declarações de Trump nas quais demonstra interesse em assumir o controle da Groenlândia e do Canal do Panamá.

 

"Não me preocupo se ele vai brigar pela Groenlândia, se ele vai brigar pelo Golfo do México, se ele vai brigar pelo Canal do Panamá. Ele só tem que respeitar a soberania de outros países. Ele foi eleito para governar os Estados Unidos da América do Norte. E os outros presidentes foram eleitos para governar os seus países", concluiu o presidente Lula. Agência Brasil



 
 
 

Comments


© 2023 BLOG VANDINHO MARACÁS  •  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

DESENVOLVIDO POR:

bottom of page