Crédito: Vitor Ferreira/EC Vitória e Tiago Caldas/EC Bahia
A rivalidade entre Bahia e Vitória ficará mais acirrada do que nunca. Neste domingo (18), rubro-negros e tricolores medem forças no primeiro clássico da temporada. A bola rola às 16h, no Barradão, pelo Campeonato Baiano.
Como acontece desde 2018, o confronto terá torcida única por recomendação do Ministério Público e apenas os rubro-negros terão acesso ao estádio.
Por sinal, o principal clássico do Norte/Nordeste volta a ter o Manoel Barradas como palco após dois anos. O último encontro no santuário do Leão aconteceu em 2022, também pelo Campeonato Baiano, e terminou empatado por 1×1.
Esse ano, a partida ganha um peso ainda maior, já que marca o reencontro das equipes na primeira divisão do Brasileirão após seis anos. Desde 2018, Bahia e Vitória não disputam juntos a elite do futebol nacional.
O panorama dos times, no entanto, é diferente. Campeão da Série B, o Vitória ainda busca a afirmação no ano que terá como maior desafio a manutenção da elite.
O Leão também tenta quebrar uma sequência negativa de ausências nas finais do estadual. Desde 2018 o clube sequer passa da primeira fase. O time comandado por Léo Condé inicia a rodada na quarta colocação, com 10 pontos, e mira o resultado positivo para se manter no G4.
Do outro lado, o tricolor tenta confirmar a alta expectativa criada após ter feito contratações de peso, como Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Jean Lucas.
O time de Rogério Ceni é o atual campeão baiano e lidera o estadual, com 13 pontos. O triunfo no clássico deixaria o clube azul, vermelho e branco com um pé na semifinal e, na teoria, mais tranquilo para focar na busca pela classificação na Copa do Nordeste e nas fases iniciais da Copa do Brasil.
Conteúdo Correio
Comentarios