
O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), convocou uma coletiva de imprensa na tarde deste domingo (09) a fim de se pronunciar sobre a decisão da Cooperativa de Transportes e Turismo Borda da Mata (Coobma), que suspendeu a prestação de serviços do transporte coletivo urbano na cidade desde sexta-feira (07).
A coletiva aconteceu no gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura da Cidade Sol e, durante entrevista aos profissionais da imprensa o chefe do Executivo reafirmou o que teria dito em nota pública emitida pela Prefeitura, de que a instituição pública teria sido surpreendida com a decisão da Coobma e que, diante do atual cenário a administração municipal imediatamente iniciou tratativas para viabilizar uma solução emergencial que garanta o atendimento do serviço de transporte coletivo.
Momentos antes da coletiva, o prefeito, acompanhado do procurador-jurídico do município, Daniel Quadros, da diretora da Superintendência Municipal de Trânsito, Karla Geambastiane e do deputado Hassan, esteve na garagem da Cooperativa, no bairro Mandacaru, anunciando uma intervenção na empresa, por meio de decreto nº 26.191, datado deste domingo (09), publicado no Diário Oficial, ”considerando que o transporte coletivo urbano municipal é serviço público de natureza essencial cuja prestação não pode sofrer solução de continuidade; considerando que a operação exercida pela COOBMA, a partir de regular processo licitatório e que esta não vem cumprindo as cláusulas contratuais, suspendeu sem prévia autorização do poder público diversas linhas estabelecidas em edital, vem deixando de cumprir os horários previamente estabelecido em determinadas linhas, além de executar o serviço com número de ônibus com atividade ativa abaixo do que foi determinado no edital. Dessa forma, a Prefeitura de Jequié assume, pelo prazo inicial de 90 dias, o acervo material e pessoal da Cooperativa de Transportes e Turismo Borda da Mata, a COOBMA, necessários à execução eficiente das atividades operacionais em Jequié com o objetivo principal de assegurar a continuidade do serviço público de transporte coletivo à população até que esta situação seja, definitivamente, resolvida”, diz o decreto.
Problemas no transporte público e aquisição de ônibus
O prefeito ao conversar com representantes da imprensa admitiu que o sistema de transporte público coletivo na Cidade Sol é deficitário e anunciou na coletiva a aquisição, pelo Município, de 10 novos ônibus que irão integrar a frota e disse que a decisão abrupta da COOBMA supreendeu a gestão. ”Estamos vendo a aquisição de dez novos ônibus, porque, infelizmente, nós tivemos aquela questão do PAC, mas até hoje o dinheiro não sai nós não podemos esperar. Estamos falando de quase seis meses da discussão daquele recurso, aprovamos na Câmara, agradeço aos vereadores, mas não sai esse dinheiro e nós vamos autorizar, nos próximos, dias a aquisição, comprar mais dez ônibus, para que a gente tenha, no mínimo, nos próximos sessenta dias, vinte ônibus rodando na cidade com uma condição melhor”, garantiu Zé Cocá, tendo lamentado a falta de notificação sobre a decisão da empresa, a mesma responsável pelo transporte-escolar em Jequié, serviço que segundo o procurador não será aafetado, por se tratar de um contrato distinto.
”A COOBMA tomou essa decisão na sexta-feira para no sábado não rodar mais, isso nos deixou desorientados. A gente já vinha discutindo isso, via que a empresa não tinha condição. O transporte público em Jequié é muito deficitário, ele não paga os seus custos e para a prefeitura colocar recursos tem que ser dentro dos trâmites, a gente tem que fazer tudo dentro dos padrões”, disse o prefeito.
Cocá garantiu ainda que agentes da SUNTRAM irão atuar para impedir a operação de serviços alternativos no transporte e disse que, a crise do transporte coletivo, assim como a pandemia e enchente no seu primeiro mandato foi um dos poucos problemas que conseguiram lhe tirar o sono. ”Pouca coisa tira o meu sono, mas essa tirou. De sexta-feira pra cá me tirou o sono, porque a gente ver as pessoas que precisam sem essa condição e naquele momento você não estava vendo um prazo curto de se resolver. É nas crises que a gente descobre os verdadeiros líderes. Nós passamos por várias crisses, conseguimos vencer todas e vamos vencer essa”, avaliou.

Comments