- Vandinho
- há 12 minutos

A segurança será reforçada nos tradicionais festejos juninos de Maracás neste ano. Em coletiva de imprensa, o comandante da 93ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Rener, anunciou que o evento contará com a utilização de um sistema de reconhecimento facial como parte das estratégias para garantir a tranquilidade do público.
Segundo o major, a medida visa potencializar os resultados das ações policiais, permitindo uma atuação mais precisa na identificação de pessoas envolvidas em ocorrências. "A policia militar esta fortalecendo o policiamento, teremos uma média de 60 policiais por dia, vamos ter um sistema de tecnologia que vai potencializar resultados e minimizar riscos que é o reconhecimento facial. O cidadão entrou no circuito e estará sendo notado pela Policia Militar, se houver um furto as pessoas vão procurar a policia, vai ser tirada uma foto da vítima e as câmeras irão rastrear por todos os locais onde essa vítima passou. Então estamos trazendo o advento da tecnologia, o drone, além do policiamento que estará extremamente reforçado, então podem vim em paz, curtir o evento que estaremos aqui para dar toda uma estrutura para que o evento transcorra sem nenhuma anormalidade." afirma o Major.
A tecnologia será integrada ao monitoramento por câmeras distribuídas em pontos estratégicos do circuito da festa. Além do sistema inteligente, o efetivo policial será ampliado.
A expectativa é de que milhares de pessoas participem das celebrações, que movimentam não apenas a cultura local, mas também a economia da cidade. A adoção do reconhecimento facial segue uma tendência de modernização das ações de segurança pública em grandes eventos na Bahia.

O vereador Jonas Amorim, durante sessão na Câmara Municipal de Maracás no dia 13 de fevereiro, apresentou uma indicação Nº40/2025 solicitando a pavimentação asfáltica da Avenida Dr. João Pessoa, trecho da rotatória até ao encontro da BA-026 sentido Planaltino, uma das principais vias da cidade.
A proposta, segundo o parlamentar, será de suma importância para os moradores, proporcionará maior segurança, com sinalizações, qualidade de vida, valorização dos imóveis e melhor trafegabilidade de veículos, carrinhos de bebês, cadeirantes e pedestres, pois encontram-se em péssimo estado de conservação a Avenida Dr. João Pessoa.
A solicitação foi acolhida de forma positiva pelo prefeito Nelson Portela, que prontamente autorizou a abertura do processo licitatório em 19 de abril para a execução da obra. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e o atendimento às demandas apresentadas pela população e seus representantes.