• Vandinho

Alerta: Pilotar motos ou dirigir carros usando chinelo aberto resulta em multa de acordo o CTB


Um dos mais frequentes questionamentos por parte de muitos motociclistas desde que entrou em vigência o monitoramento do trânsito de Jequié, através das câmeras instaladas em vias públicas da cidade, é sobre o cometimento ou não de infração, desses condutores dirigirem a moto ou carro calçando chinelos (sandálias abertas).


O Código de Trânsito Brasileiro diz que um motorista comete infração ao dirigir “usando calçado que não se firme nos pés ou comprometa a utilização dos pedais”. Por isso, apesar de não usar em específico a palavra chinelo, um motorista pode receber uma multa se estiver com esse tipo de calçado.


Ao mesmo tempo, vale lembrar que não apenas dirigir moto de chinelo dá multa. Esta infração também é válida para quem conduz carros e outros tipos de automóvel.


Portanto, uma maneira de evitar complicações com a lei é não utilizar este tipo de calçado ao conduzir, uma vez que dirigir moto de chinelo dá multa. Na dúvida prefira sempre sapatos fechados e que se prendem aos pés. Por fim, o uso de sandálias também podem resultar em infrações para os motoristas dependendo da interpretação do agente de trânsito. G1.


6 visualizações0 comentário