• Vandinho

Anvisa aprova medicamento da Astrazeneca para prevenir Covid-19


A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (24), por unanimidade, o uso emergencial do medicamento Evusheld (ou AZD7442) da AstraZeneca contra a Covid-19.


Esse é o primeiro medicamento autorizado no Brasil para ser usado para evitar a doença, antes da pessoa ser infectada pelo vírus


O medicamento é uma combinação de anticorpos monoclonais cilgavimabe + tixagevimabe. Ele deve ser usado como profilaxia pré-exposição, ou seja, indivíduos que não estão atualmente infectados com a Covid-19 e não tiveram contato com o vírus.


Ele é indicado para pessoas com 12 anos ou mais quem têm comprometimento imunológico moderado a grave. Fazem parte do grupo pessoas que receberam transplante de órgãos, que tenha imunodeficiência primária moderada ou grave (síndrome de DiGeorge), que fazem tratamento de leucemia.


Ele também pode ser usado para quem tem infecção de HIV avançada ou não tratada. Pode ser usado também para quem a vacina da Covid-19 não é recomendada devido a um histórico de reação adversa grave. Agência Brasil.

4 visualizações0 comentário