• Vandinho

Brasil é o país que tem a pior avaliação em estudo de política de drogas


O Brasil ficou em último lugar no ranking com 30 países no Índice Global de Políticas de Drogas, divulgado nesta segunda (8).


O estudo foi elaborado pelo Harm Reduction Consortium, que reúne organizações que defendem a chamada política de redução de danos, voltada para mitigar consequências negativas do uso de drogas. As informações são do Uol.


Da pontuação que vai de 0 a 100, o Brasil conseguiu apenas 26 pontos. É quase metade da média dos países avaliados, 48 pontos. A Noruega obteve a maior nota, 74 pontos. No ranking dos três piores, junto com o Brasil estão Uganda e Indonésia. Já entre os melhores, a Noruega está acompanhada da Nova Zelândia e de Portugal.


O estudo destaca que um dos motivos para a nota baixa do país, foi o alto número de mortes provocadas pela polícia em operações contra o tráfico de drogas.


O índice mede como as políticas de drogas, tanto no papel quanto na prática, estão alinhadas com princípios das Nações Unidas relacionados aos direitos humanos, saúde e desenvolvimento.

1 visualização0 comentário