Jerônimo assina projetos que propõem reestruturação na segurança pública; confira
- Vandinho
- há 21 minutos
- 1 min de leitura

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou, nesta segunda-feira (11), dois projetos de lei que reestruturam a organização da segurança pública no estado.
O pacote, anunciado durante um evento realizado no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, envolve a criação de mais unidades e novos cargos, além da extinção de outros setores.
Na Polícia Civil (PC), por exemplo, será criado o cargo de Delegado-Geral Adjunto de Operações e cinco novas Diretorias Regionais do Interior, ampliando a cobertura em áreas apontadas como estratégicas, como Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro.
Para a Polícia Militar (PM), está prevista a criação de 25 novas unidades, entre batalhões, companhias independentes e comandos regionais, espalhados por cidades como Feira de Santana, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães e Valença, além da extinção de nove outras unidades e 19 cargos correspondentes. Também serão abertos 473 novos cargos de chefia e coordenação na mesma corporação.
Já os policiais da reserva terão a quantidade e o tempo de convocação ampliados. O número de policiais vai passar de 1.200 para 1.800 e o período de trabalho, de quatro para seis anos de atuação, tanto administrativa quanto operacional.
Outras medidas dizem respeito a criação de novos cargos na estrutura da Secretaria da Segurança Pública baiana (SSP-BA). No entanto, os detalhes não foram divulgados.
Segundo o Governo do Estado, os documentos serão enviados para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em regime de urgência, para votação. g1
