top of page
  • Foto do escritorVandinho

Julgamento que pode levar Trump à prisão começa nesta segunda-feira (15); confira


Começa, nesta segunda-feira (15/4), com a seleção do júri, o julgamento de um dos quatro processos criminais em que o ex-presidente Donald Trump é réu. Hoje, o republicano enfrenta 34 acusações de falsificação de registros empresariais, todas realizadas para cobrir o repasse financeiro clandestino à atriz pornô Stormy Daniels.


O caso ocorreu em 2016, em meio a campanha presidencial. Na época, um pagamento de US$ 130 mil foi feito à atriz pelo ex-advogado de Trump, Michael Cohen, para que ela não revelasse a relação extraconjugal que teve com o empresário em 2006.


A promotoria afirma que Trump fez o pagamento como se fosse uma despesa ao advogado, o que significa que o ex-presidente escondeu o valor dos registros fiscais. Como o suborno foi feito para impedir que a relação com a atriz atrapalhasse a reta final das eleições, os promotores também defendem que Trump escondeu um gasto de campanha.


Essa é a primeira vez que um ex-presidente dos Estados Unidos é julgado por um caso criminal. Em 2023, Trump declarou-se inocente das acusações, alegando que vem sendo vítima de uma “caça às bruxas” dos democratas para impedi-lo de voltar à Casa Branca. Ele está previsto para disputar as eleições deste ano, marcadas para 5 de novembro.


Para que Trump seja condenado é preciso um veredicto unânime dos 12 jurados, que decidirão se o republicano é culpado ou não das 34 acusações – que podem resultar em até quatro anos de prisão. Ao todo, o julgamento deve durar entre seis e oito semanas.


OUTRAS ACUSAÇÕES


Além do caso envolvendo Stormy Daniels, Trump enfrenta outros três processos criminais, totalizando 91 acusações. Um deles refere-se ao arquivamento de centenas de documentos sigilosos que deveriam ter sido entregues ao Arquivo Nacional; outro à interferência nas eleições federais no condado de Fulton, na Geórgia; e o último em esforços para reverter os resultados das eleições de 2020 – que deram vitória ao presidente Joe Biden. SBT News



1 visualização0 comentário
bottom of page