top of page

Corrimento Vaginal: conheça os tipos e quando indica doença

  • Foto do escritor: Vandinho
    Vandinho
  • 26 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

O corrimento vaginal é um fluxo que sai da vagina, quando apresenta coloração diferente de transparente, com cheiro e consistência mais espessa, pode indicar doença.


A vagina produz secreção podendo ser transparente ou levemente amarelada, mas sem odor, tendo a função de proteger e lubrificar a região íntima, o que é considerado normal. Fungos, bactérias, vírus, alterações hormonais e até gravidez, podem provocar corrimento.


Em caso de qualquer mudança é recomendável procurar o ginecologista para avaliar a situação e fazer o tratamento correto.


Tipos de corrimento:


Transparente: considerado normal, pode indicar o período fértil, se apresenta no meio do ciclo menstrual, geralmente dura seis dias e tende a desparecer após isso.


Rosado: indica gravidez, ocorre após três dias do coito, e chega acompanhado de cólicas abdominais.


Branco: pode ser causado por candidíase, manifesta-se juntamente junto com coceira, vermelhidão, sensação de queimação na vagina, podendo ter odor e aparência de leite coalhado.


Amarelo: quando tem coloração forte e odor de peixe, o corrimento indica Trichomonas vaginalis, causador da tricomoníase, uma IST – Infecção Sexualmente Transmissível. Outros sintomas como dor durante o sexo e ardor ao urinar também podem indicar a doença.


Verde: corrimento esverdeado se manifesta acompanhado de odor, coceira e sensação de ardência na região íntima, pode ser causado também pela tricomoníase, mas pode ser vulvovaginite, inflamação causada por microrganismos.


Marrom ou com sangue: geralmente se apresenta acompanhado de outros sintomas, e indica algum tipo de alteração no útero, e até câncer.


Cinza: indica vaginose bacteriana, causada por um desequilíbrio na microbiota vaginal.


Como evitar o corrimento vaginal


É recomendável fazer uma boa higienização da vagina, pelo menos uma vezes ao dia, secar bem, como forma de evitar infeções, usar calcinhas de algodão, evitar o uso de protetor diário, lenço umedecido, ou papel higiênico com fragrância, evitar esfregar a região íntima, principalmente com sabonetes, e usar preservativo nas relações sexuais. G1



 
 
 

Comentários


© 2023 BLOG VANDINHO MARACÁS  •  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

DESENVOLVIDO POR:

bottom of page